quinta-feira, 28 de outubro de 2010



Com a proximidade de mais um aniversário, penso novamente na idéia do tempo. O que é o tempo? Muitos se perdem no transcurso cronológico do tempo, esse tempo que não dá tempo para nada. Percebi que o tempo é um espaço, onde podemos viver nossas experiências, pois o passado, o presente e o futuro caminham completamente juntos.

Hoje, ao acordar, tinha planos para minha manhã, que naquele momento representava o meu futuro – porém ao longo da manhã (no presente) não consegui realizar tudo o que havia planejado e no final dela percebi que tudo já era parte do passado.

Quanto mais diminuímos o intervalo cronológico entre espaços temporais, mais forte é a noção de interligação entre o passado, presente e futuro – esse dinamismo nos faz imaginar que podemos vivê-los concomitantemente. Essa idéia de junção do antes, do agora e do depois deixa claro que o tempo é um espaço em que podemos existir e “experienciar” nossas projeções mentais.

Continuo não conseguindo controlar o tempo, e isso é obvio, porém começo a enxergá-lo de outra forma, talvez como um mecanismo de defesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário